O que é uma Lente de Contacto?

    Uma lente de contacto é uma lente fina e curva colocada sobre a película lacrimal que cobre a superfície do seu olho. 

    A lente é naturalmente transparente, mas também pode ser ligeiramente colorida para permitir que os usuários a utilizem com mais facilidade. As lentes de contacto podem ser gelatinosas ou rígidas, no entanto, a maioria dos usuários de lentes de contacto usam lentes gelatinosas, tecnicamente designadas por lentes de silicone hidrogel.

    Este tipo de correção ocular nunca deve ser a única solução a ser usada, pois as lentes de contacto têm um tempo de vida e não devem ser usadas excessivamente, o que poderá proporcionar desconforto ocular e em situações mais graves, conduzirão a patologias oculares. Estas são um complemento aos óculos oftálmicos, usualmente procuradas para quem pratica desporto, quem procura a despreocupação de poder ir à praia sem óculos com visão desfocada ou quem quer uma visão ampla no seu dia-a-dia. O uso correcto de uma lente de contacto não deverá ultrapassar 8 horas diárias no olho, notando assim a importância dos óculos para que não privemos a nossa córnea de oxigénio, sendo que existe a permanência de um objecto estranho no olho durante várias horas.

    As lentes de contacto modernas são muito mais do que pequenas lentes que se adaptam aos olhos. Funcionam de forma muito idêntica aos óculos — refratando e focando a luz para que os objetos apareçam nitidamente, porém, uma vez que se aderem ao líquido lacrimal na superfície do olho, movem-se naturalmente. Esta é uma das vantagens das lentes de contacto.

     

    Existem diferentes tipos de Lentes de Contacto

    Há diferentes tipos de lentes de contacto. 

    Estão disponíveis em formatos diferentes e são concebidas para satisfazer distintos objectivos. Actualmente, existem 3 tipos de lentes de contacto de acordo com a sua correcção óptica:

    • Esféricas: corrigem a miopia ou a hipermetropia;
    • Tóricas: corrigem o astigmatismo, sozinho ou em combinação com miopia ou hipermetropia;
    • Multifocais: destinadas a présbitas, corrigem as necessidades de visão de longe e de visão de perto simultaneamente.

     

    Que tipo de Lentes de Contacto escolher?

    As lentes de contacto podem variar quanto à sua modalidade ou frequência com que as tem que substituir:

    • Lentes de Contacto Diárias: substitiuição diária concebida para assegurar o máximo conforto ao utilizador de lentes de contacto durante o dia todo
      • Uma lente nova todos os dias
      • Menor probabilidade de existência de depósitos
      • Não requerem líquidos, sendo a sua manipulação mínima
    • Lentes de Contacto Quinzenais, com substitiuição quinzenal
      • Pouca probabilidade de existência de depósitos
    • Lentes de Contacto Mensais, com substitiuição mensal
      • Uso prolongado
      • Lentes reutilizáveis
      • Menores custos


    Atenção! Saiba que as complicações mais comuns, como infecção e inflamação, podem levar à perda de visão ou cegueira.

     

    As regras e conhecimentos básicos das lentes de contacto

    Nunca durma com lentes de contacto, a não ser que seja por aconselhamento médico, pois as pálpebras ao estarem fechadas não irão permitir a oxigenação suficiente do olho. 

    As lentes de contacto têm um tempo de vida útil e uma data de validade. A primeira baseia-se na data de abertura do blister, enquanto a segunda, determinada pelo fabricante, é indicada na embalagem. 

     

    Quando abrir uma embalagem nova, marque a data no pacote, será uma forma fácil de cumprir o tempo de vida útil.

     

    Se os cuidados a ter com as lentes de contacto forem realizados de forma regular e responsável, estas serão o melhor do seu mundo!

     

    Porque nos preocupamos com o seu bem-estar e com a sua saúde visual, apresentamos-lhe dicas de utilização e os principais cuidados a ter:

    • Lave sempre as mãos, antes de colocar e antes de retirar as lentes, para remover qualquer sujidade ou gordura. Seque bem as mãos a uma toalha ou papel que não liberte resíduos. A água em contacto com as lente de contacto pode provocar inflamações e infecções oculares indesejadas;
    • Remova cuidadosamente a lente de contacto do blister. Utilize as pontas dos dedos para manusear e nunca usar as unhas para evitar que se rasguem;
    • Comece sempre a colocação das lentes pelo mesmo olho, assim poderá minimizar o risco de trocar as lentes acidentalmente;
    • Antes de colocar as lentes de contacto confirme se estão do lado correcto e não invertidas.

     

    Se usa lentes de contacto diárias, pode descartá-las no final do dia. Mas quando são lentes reutilizáveis, é muito importante estabelecer uma rotina de limpeza. Limpe as suas lentes de contacto diariamente para ajudar a manter os seus olhos humedecidos e saudáveis.

    1. Renove a solução do estojo das suas lentes de contacto todos os dias;
    2. Encha o estojo das lentes com solução única;
    3. Humedeça cada lado das lentes de contacto com solução única;
    4. Use a ponta do dedo para esfregar cada lado da lente de contacto durante 20segundos;
    5. Deixe as lentes de contacto em imersão no estojo durante a noite ou pelo menos durante 6 horas.
       

    As encomendas de lentes de contacto estão no momento suspensas mas voltarão em breve! Agradecemos a compreensão.